LFG - Gesso Acartonado
   FERRAMENTA QUE AGREGA HISTÓRIA E PRATICIDADE
    Um dos mais antigos materiais de construção, o gesso pode ser usado com segurança nas mais diversas obras
   
    O gesso é um dos mais antigos materiais de construção fabricados pelo homem, como a cal e a terracota. Sua obtenção consiste simplesmente num aquecimento a uma temperatura não muito elevada, cerca de 160º C, e uma posterior redução a pó, de um mineral relativamente abundante na natureza: a pedra de gesso ou a gipsita. Deve-se a generalização do emprego do gesso na construção civil na França, a uma lei de Luiz XIV, promulgada em 1667.
    No século XVIII, a utilização do gesso na construção foi tão generalizada na França, ao ponto de, do montante das construções existentes, 75 % dos hotéis e a totalidade dos prédios públicos e populares serem realizados em panos de madeira e argamassa de gesso, e para as novas construções ou as reformas, cerca de 95% serem feitas em gesso. Nessa época, a fabricação do gesso era empírica. Credita-se à Academia de Ciências Francesas, os primeiros estudos científicos dos fenômenos, que são a base da preparação do gesso.
    Em Novo Hamburgo, um especialista na área fala do emprego desta prática nas construções atuais. Rodrigo Luis Jung, proprietário da LFG Gessos fala das maravilhas que podem ser feitas nos ambientes a partir do uso do gesso acartonado, bem como suas vantagens. A LFG tem fabricação própria de placas em gesso convencional (medida 0,70 x 0,70) e também fornece acessórios para gesseiros.
   
    - Quais as principais diferenças e vantagens do gesso convencional para o gesso acartonado?
    Gesso acartonado tem maior resistência mecânica que o convencional, evitando-se o problema das trincas, muito comum no gesso convencional. Além disso, o papel cartão que reveste o gesso acartonado, isola o gesso, permitindo assim evitar outro problema tão comum no gesso convencional que é o amarelamento.
   
    - Quais as vantagens das paredes e forros de gesso acartonado?
    • Economia - Obra sem desperdício e execução sem entulho.
    • Praticidade - facilidade na alteração do lay out, rapidez na execução, limpeza e facilidade de acesso às instalações para manutenção.
    • Conforto - Alto desempenho de isolamento termo-acústico e aumento da área útil.
   
    - O que é forro de gesso acartonado?
    O forro é formado por chapas fixadas em peças de aço galvanizado. Ele proporciona uma superfície lisa e pronta para o acabamento. É de excelente qualidade, pois é durável, não amarela e não trinca com o tempo.
   
    - O que é painel de gesso acartonado?
    O painel de gesso acartonado é composto por um miolo de gesso revestido por um cartão especial. O chapa de gesso é utilizada há mais de 100 anos, nos países mais desenvolvidos do mundo, para execução de paredes e forros. É considerado um material de altas performances mecânica e acústica, capaz de oferecer proteção contra o fogo.
   
    - O que é parede de gesso acartonado?
    A parede de gesso acartonado é formada pelo aparafusamento de uma ou mais chapas de cada lado de perfis em aço galvanizado. O espaço interno propicia, por exemplo, a passagem de instalações elétricas e hidráulicas.
   
    - As paredes de gesso acartonado proporcionam um bom isolamento acústico?
    Sim. O colchão de ar existente entre as chapas amortece a transmissão de onda sonora. Por isso, o isolamento acústico é, no mínimo, igual ao de uma parede de tijolos. E o isolamento acústico ainda pode ser ampliado, com a incorporação de lã de vidro ou lã de rocha.
   
    - As paredes de gesso acartonado resistem a impactos?
    Sim. Testes de laboratório provam que as paredes podem resistir aos choques e impactos do dia-a-dia. O material é muito resistente.
   
    - Posso pintar, colar azulejo, aplicar papel de parede ou fórmica em uma parede de gesso acartonado?
    Sim. As chapas podem receber qualquer tipo de revestimento, aplicados diretamente, de forma convencional.
   
    - As chapas de gesso acartonado podem ser utilizados em banheiros, cozinhas e áreas de serviço?
    Sim. Existem chapas especiais (de cor verde) resistentes à umidade e à proliferação de fungos. Para reforçar a impermeabilização, um tratamento é feito na base da chapa, junto ao piso.
   
    - Posso instalar uma porta em uma parede de gesso acartonado?
    Sim. As paredes podem receber qualquer tipo de esquadria: basta reforçar a estrutura em torno delas. E a facilidade de execução das paredes ainda permite mudanças de lay out.
   
    - Posso fixar armários, quadros, suporte para televisão, etc. em uma parede de gesso acartonado?
    Sim. Basta utilizar buchas próprias para parede de gesso.
   
    - É possível reparar uma instalação elétrica ou hidráulica no interior de uma parede de gesso acartonado?
    Sim. As instalações passam no espaço entre as chapas, facilitando o acesso. Os reparos podem ser executados sem a demolição completa da parede ou a inutilização do piso.
   
    - De onde vem o barulho - como um "toc-toc" - que ouvimos quando batemos em uma parede de gesso acartonado?
    O "toc-toc" é proveniente do espaço existente entre as chapas. Porém, isso não significa fragilidade. As pesquisas provam que este espaço proporciona bom conforto termo-acústico, acesso fácil às instalações elétricas e hidráulicas e auxilia na ancoragem das buchas basculantes. Por isso, não se preocupe: nós garantimos que você está diante de um material com excelentes qualidades, usado no mundo inteiro.
   
   
2014 - ConstruArte - Todos os Direitos Reservados - Criação de Sites - Novo Hamburgo